facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 19 de setembro de 2017

TRABALHO SAZONAL CRESCE HÁ QUATRO ANOS

O desemprego caiu 16,8% em Agosto fixando-se nos 17.274 inscritos, cerca de menos 3.500 desempregados em relação ao mesmo mês do ano passado, e menos 5.176 registados no período homólogo de 2013.

Em Julho deste ano, o valor de desempregados era superior em apenas 0,4%, já que o trabalho sazonal começa a ser expressivo logo no início da época estival devido à forte aposta regional no sector do turismo. Mas não só.

A descida no número de desempregados inscritos na Região deve-se também ao cruzamento de três variáveis, de acordo com o Instituto de Emprego da Madeira (IEM): a quebra na ordem dos 1,2% de registos de novos inscritos no IEM desde o início do ano, face ao mesmo período homólogo, ao mesmo tempo que o número de desempregados inseridos no mercado de trabalho aumentou cerca 3,3%. Paralelamente, houve um crescimento na ordem dos 7,9% daqueles que foram incluídos em programas de emprego. Trocado por miúdos: entre Janeiro e Agosto de 2017, 5.419 pessoas conseguiram emprego, contra as 5.215 que encontraram trabalho entre os mesmos oito meses de 2016. Comparando com o mesmo período de 2015, a subida chega aos 11,6%: “Parte destas colocações registadas resultam da participação em medidas de emprego cujo objectivo imediato é o aumento de competências profissionais, bem como do impacto de sessões de informação e orientação profissional organizadas pelo IEM em que se procura fomentar a procura activa de emprego e a autonomia dos desempregados”, escreve o IEM.

Já em relação às medidas activas de emprego, foram abrangidos 4.212 desempregados até final de Agosto. Ou seja: uma subida de 7,9% e 24,9%, em relação ao mesmo período de 2016 e 2015, respectivamente. Um aumento que corresponde a 832 jovens e 2.765 desempregados de longa duração abrangidos nas várias medidas de emprego levadas a cabo pelo IEM.

Como resultado das medidas de incentivo à contratação e de estímulo ao empreendedorismo este ano foram aprovados, até final de Agosto, 492 novos postos de trabalho, contra as 970 candidaturas que deram entrada nos serviços do IEM.

Luso-descendentes inscritos

Na primeira quinzena de Setembro, inscreveram-se no IEM mais 67 pessoas oriundas da Venezuela. Quer isto dizer que, desde Janeiro, o Instituto de Emprego já registou 862 inscrições de desempregados luso-descendentes e venezuelanos. Destes, 71 já encontraram emprego. Quer isto dizer que, até ontem, o número de desempregados chegados daquele país situava-se nos 791. Destes, 693 inscreveram-se como desempregados entre Setembro de 2016 e ontem, esclarece o IEM.

Conselho directivo completo

Maria Rosário Baptista, antiga vogal do IEM, ocupou o lugar de Rita Gonçalves, ex-presidente do institituto, que tomou posse como Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais. Agora, passado o período de transição, Maria do Rosário Baptista é oficialmente presidente e o lugar de vogal que deixou disponível foi entregue a Adelaide Borges. Rafael Lopes mantém o cargo que já ocupava, também como vogal. O Conselho Directivo do Instituto de Emprego da Madeira fica, assim, novamente fechado.

Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us