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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

ALARGAR OPORTUNIDADES

A Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira assinou, ontem, um protocolo de cooperação com a PEDAGO, Sociedade de Empreendimentos Pedagógicos (Instituto Superior de Ciências Educativas), com vista à promoção de formação superior na área do turismo. Na ocasião, o secretário regional da Educação e Cultura, que homologou o referido protocolo, sublinhou que o mesmo «é uma forma de alargar as oportunidades que são dadas àqueles que passam por esta escola para continuarem a sua aprendizagem ao longo da vida, com outros níveis de intervenção na sua profissão, com outros níveis de intervenção social, com oportunidades que até aqui pareciam estar vedadas». Agora, sustentou Francisco Fernandes, «temos uma abertura de portas e de oportunidades para todos os que estejam interessados em prosseguir estudos e em ganhar novas competências». O governante lembrou que o que se pretende ajudar a construir é «a oportunidade da aprendizagem ao longo da vida». O secretário regional referiu que a Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira tem uma missão específica e um limite teórico das suas competências, mas adiantou que há uma forma de ultrapassar esse limite, sendo que a forma que tem sido encontrada para o fazer é através da construção de parcerias com outras entidades que têm um leque de competências mais alargado. Por seu turno, o presidente da PEDAGO disse que esta é uma parceria estratégica que surge no seguimento do Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT), instrumento que define dez produtos do turismo para serem desenvolvidos, que define que a qualificação é o pilar para esse produto ser desenvolvido e que identifica as regiões de turismo e os produtos que devem ser desenvolvidos em cada uma das regiões. Ricardo Martins referiu que este é um projecto adequado às necessidades profissionais da Região, razão pela qual deverá ter um impacto sócio-económico «muito grande». O curso de Turismo irá decorrer de acordo com as directivas do Processo de Bolonha e terá a duração de três anos, sendo que as pré-candidaturas para o mesmo deverão ser feitas até ao dia 18 de Abril. Para este efeito são necessárias as provas específicas de história, geografia e português. De sublinhar ainda que o protocolo permite também, entre outras coisas, que os docentes da Escola de Hotelaria possam cooperar nos projectos de ensino superior em redes colaborativas transnacionais e possibilita a organização conjunta de seminários, congressos e eventos que possam promover os produtos típicos da Região.
Competências certificadas
Foram ontem entregues certificados de formação nas áreas da hotelaria e do turismo a mais 87 formandos, assim como a 43 alunos que fizeram acções de formação de curta duração. Entre aqueles que agora concluiram os cursos estão 21 guardas florestais. A directora da Escola de Hotelaria, Tomásia Alves, sublinhou o facto de, neste caso, e pela primeira vez, este estabelecimento não formar profissionais do turismo, mas dar formação em turismo para profissionais de outras áreas. Por seu turno, o secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes, sublinhou a importância da formação, dizendo que «quem sabe mais tem mais sucesso profissional e ganha mais, corre menos riscos de ficar desempregado, tem mais auto-estima e quem tem mais auto-estima é mais feliz».
Fonte: JM

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