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quinta-feira, 13 de março de 2008

DEFESA DO CONSUMIDOR ATENDEU 1959 PESSOAS

Em 2007, o Serviço de Defesa do Consumidor atendeu 1.959 consumidores. A maior parte foi para esclarecimento de dúvidas, embora alguns tenham solicitado a intervenção do Serviço na mediação de litígios de consumo. Os dados foram avançados ontem, na Quinta Vila Passos, pelo secretário regional dos Recursos Humanos, no âmbito das comemorações do Dia do Consumidor, que se celebra a 15 de Março. Em conferência de imprensa, Brazão de Castro anunciou a realização de um seminário sobre as relações de consumo, que irá decorrer no dia 14 de Março, no auditório do Instituto Regional de Emprego. No âmbito das comemorações, foi ontem apresentado o novo logotipo do Serviço de Defesa do Consumidor. Em termos do balanço das actividades deste Serviço em 2007, Brazão de Castro disse que o maior número de solicitações dos consumidores teve a ver com questões relativas a imóveis (333 pedidos de informação/reclamação). A segunda área mais reclamada é a dos bens móveis (electrodomésticos, mobiliário, equipamentos audiovisuais) com 328 pedidos de informação ou reclamação. Seguem-se o ramo automóvel, os serviços públicos essenciais, viagens, turismo e lazer, seguradoras e vendas à distância. Brazão de Castro disse que as maiores dificuldades que os consumidores têm assinalado são com os serviços pós-venda dentro dos prazos de garantia, limitação dos seus direitos e com a tomada de decisões pouco esclarecidas. O secretário regional fez-se acompanhar pelas directoras regionais do Serviço de Defesa do Consumidor, Graça Moniz, e do Centro de Arbitragem de Conflitos, Fernanda Botelho, visto que a ocasião foi aproveitada para fazer o balanço da actividade desenvolvida em 2007 por estes dois Serviços.
Fonte: JM

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