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quarta-feira, 9 de abril de 2008

COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS

O que é um Plano de Negócios?

O Plano de Negócios é o principal documento de estruturação de um projecto empresarial, e a base de apresentação do projecto a interlocutores externos, com destaque para entidades financiadoras/investidoras: entidades públicas que dispõem de programas que apoiam financeiramente novos investimentos, banca, empresas e parceiros, bem como sociedades de capital de risco, entre outros.

Para os empreendedores, o Plano de Negócios é também um instrumento de trabalho fundamental, que agrega e sistematiza informação prática para a concretização do projecto e para a antecipação e resolução de problemas.

Qual a necessidade de elaborar um plano de negócios?

A maioria das pessoas pensa num plano de negócios como algo necessário para começar uma empresa, candidatar-se a um apoio financeiro, a um empréstimo ou para encontrar investidores. É verdade que ele é vital para tudo isto, mas a razão fundamental não deverá ser nenhuma destas.

Preparar um Plano de Negócios é uma forma lógica e organizada de olhar para todos os aspectos mais importantes de uma ideia de negócio, que lhe permitirá guiar a execução do seu projecto e medir o grau de desvio relativamente ao inicialmente definido. Não deverá ser muito extenso, pois poderá desviar a atenção de quem o está a analisar daquilo que é essencial e nenhum dos interessados no plano valoriza documentos muitos desenvolvidos, mas sim um sumário executivo bem elaborado com a profundidade necessária.

Quais os objectivos do Plano de Negócios?

- Definir e fixar objectivos, e a forma como o conseguir;

- Suporte à identificação e discussão de financiamentos;

- Estabelecer o valor do negócio em caso de venda ou para efeitos legais;

- Avaliar uma nova linha de produto, promoção ou crescimento.

A estrutura base de um Plano de Negócios deverá ser a seguinte:

- Sumário executivo;

- O histórico da Empresa e/ou dos promotores;

- O mercado subjacente;

- A nova ideia e o seu posicionamento no mercado;

- O Projecto/ Produto/ Ideia;

- Estratégia Comercial;

- Projecções Financeiras;

- Gestão e controlo do negócio;

- Investimento necessário.


Quais as qualidades num plano que fazem com que seja mais provável que este possa trazer resultados?

Um dos primeiros erros a evitar é fazer um Plano só para apresentação de uma proposta ou candidatura.

O Plano deve ser pensado, desde o início, como o documento que traduz a estratégia que queremos implementar e que será a base da vida da empresa nos primeiros tempos da sua existência.

Um Plano de Negócios será difícil de avaliar e implementar a menos que seja simples, objectivo, realista e completo. Mesmo que seja todas estas coisas, um bom plano precisará sempre de alguém que o promova, supervisione e implemente.

Um Plano de Negócios deverá ser uma parte essencial de todo um processo de criação de valor, porque mesmo o melhor dos planos é desaproveitado se ninguém o seguir e implementar.

O plano depende dos empreendedores e das suas equipas, particularmente durante o processo de arranque da iniciativa, e durante a implementação que se irá seguir.
Fonte: IRE

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