facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

DESEMPREGO NA REGIÃO VOLTOU A BAIXAR


O secretário regional dos Recursos Humanos anunciou, ontem, em Câmara de Lobos, que «o desemprego voltou a baixar no final do mês de Setembro, quer em relação ao mês anterior (menos 25 inscritos), quer em relação ao mês homólogo (menos 245). Neste mês, foram recebidas 387 novas ofertas de emprego, mais 28 do que no mês anterior».
Brazão de Castro, que ontem contactou com duas turmas, no âmbito de uma acção de formação para desempregados que está a decorrer nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos, «a estes dados do desemprego registado juntam-se os da Taxa de Desemprego que desceu para 6,1% na Madeira e é de 7,3% no país».
A nossa situação, de acordo com o governante, «é bem mais favorável, em matéria de emprego, que a existente no país».
Já numa outra perspectiva, Brazão de Castro referiu ainda que «uma das tarefas primordiais do Instituto de Emprego é o ajustamento entre a oferta de emprego manifestada pelos empregadores e a procura de emprego por parte dos respectivos utentes. Apesar de o nosso Centro de Emprego ser, invariavelmente, o 1.º ou 2.º do país em número de colocações, temos vindo a enfrentar, nalguns casos, uma situação de desajustamento entre a oferta e a procura, permanecendo todos os meses um número significativo de ofertas não preenchidas. Esta situação tem origem, sobretudo, em situações de baixo nível de escolaridade e de insuficiente qualificação dos nossos utentes».
Tal como afirmou, «atentos a esta situação, iniciámos este ano, ao abrigo do novo quadro comunitário (Programa RUMOS), em colaboração com a Secretaria Regional da Educação e Cultura / Direcção Regional de Qualificação Profissional e cerca de 12 entidades de Formação que se mostraram sensíveis a esta questão e responderam positivamente ao nosso desafio, um conjunto de acções de formação em áreas que consideramos prioritárias. Estas, foram identificadas com base num inquérito que foi realizado a uma amostra representativa dos nossos utentes, em que os mesmos assinalaram as áreas em que sentiam escassez de formação. Por outro lado, também foram tidas em conta as necessidades que têm vindo a ser expressas pelos empregadores quando pretendem recrutar trabalhadores».
Segundo Brazão de Castro, «como resultado dessas parcerias, entre Julho e Dezembro de 2008 vão realizar-se 79 acções de formação que abrangerão um total de 1000 pessoas, sendo 750 na área da informática e as restantes em Atendimento ao Público, Desenvolvimento de Competências Básicas, Serviço Domiciliário e Técnicos de Geriatria. Dessas acções, que se desenrolam pelos diversos concelhos da Região, 31 já se iniciaram, envolvendo 412 pessoas. Até Dezembro, serão realizadas mais 48 acções abrangendo 688 desempregados. A selecção dos candidatos teve em conta, entre outros factores, o tempo de inscrição no IRE.
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us