facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 21 de outubro de 2008

PROGRAMA 'EURODISSEIA' TOTALIZA 40 ESTÁGIOS NA EUROPA


Brazão de Castro não escondeu, ontem, o seu desagrado face às declarações do líder da Juventude Socialista (JS), Orlando Fernandes, que rotularam de "falta de imaginação" a escolha do programa 'Eurodisseia' para tema da conferência no Conselho de Juventude da Madeira.

Minutos antes da reunião que decorreu no 'Centro de Juventude Quinta da Ribeira', no Funchal, o presidente do Conselho de Juventude acusou o líder da JS de "tentar focalizar" o encontro, acrescentando que, em edições anteriores, Orlando Fernandes, na altura ligado a uma associação de estudantes, "nunca esteve no Concelho", optando por se fazer representar.

Brazão de Castro - que fez questão de distanciar a reunião de "preocupações de natureza político-partidária" - não resistiu, contudo, em considerar irrelevante a posição da JS, afirmando se tratar de "uma organização que até é extremamente minoritária".

"Não dou qualquer atenção especial a uma organização de juventude em detrimento das outras", acrescentou ainda o secretário com a tutela da Juventude que, no final da reunião, destacou a forma "tranquila" como decorreu o debate.

No que diz respeito à escolha do tema 'Eurodisseia' esta foi sustentada, reafirmou Brazão de Castro, pela importância que o programa assume no futuro dos jovens madeirenses, sobretudo por se tratar de um projecto que potencia a mobilidade e as oportunidades de emprego.

O interregno de mais de três anos na realização do encontro do órgão consultivo do Governo para as questões da Juventude também suscitou um esclarecimento de Brazão de Castro. O presidente do Conselho da Juventude justificou a vicissitude com questões processuais, sublinhando o facto de o organismo não ser um parlamento de jovens.

"Reconheço que devia tê-lo feito pelo menos duas vezes antes, mas não houve oportunidade", referiu, garantindo que os interesses da Juventude nunca ficaram prejudicados.

40 estágios em seis anos

Contra a ideia expressa pela JS que considerou o debate sobre o programa 'Eurodisseia' desactualizado, Nivalda Gonçalves, líder da JSD, destacou a importância do programa de estágios na actual conjuntura económica.

Da responsabilidade da Assembleia das Regiões da Europa, o programa Eurodisseia possibilitou, desde 2002, a realização de um estágio numa região europeia a 40 madeirenses.

Segundo a responsável regional pelo programa, Mariana Gouveia, foram também 40 os estrangeiros que estagiaram, em igual período, na Madeira. Actualmente, são 12 os jovens madeirenses em estágio na Europeia. No início de Novembro, o intercâmbio traz à Região mais seis estrangeiros.

Para além do debate sobre o 'Eurodisseia', destaca-se na reunião do Conselho da Juventude o alerta do presidente da JP, Nelson Mendonça, para a recuperação do crédito bonificado.

Da parte da JSD, Nivalda Gonçalves abordou questões associadas ao programa intitulado Estágio na Europa - uma proposta dos jovens 'laranja' em vigor - e à formação complementar dos licenciados.
Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us