facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

SINDICATO DOS JORNALISTAS ALERTA PARA RESPEITO DOS DIREITOS DOS PROFISSIONAIS


Para assinalar o Dia Europeu dos Direitos dos Jornalistas, a direcção regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas enviou um comunicado às redacções alertando para o respeito integral dos direitos destes profissionais, que é imprescindível para que a sociedade disponha de informação livre.
Apoiando os jornalistas madeirenses, aquele sindicato reafirma estar vigilante, face a interesses perversos que atentam contra a verdade e o rigor, como também prometem combater formas de censura.
No actual momento de instabilidade, em que se espreitam perigos e ameaças de hostilidade laboral, o sindicato alerta para que esta não seja uma altura para “manobras”, daí que os jornalistas não podem “tolerar a perda de direitos”. Contudo, o sindicato salienta que ainda persistem casos de jornalistas com contratos de trabalho inseguros; falta de pagamento do trabalho suplementar; desprespeito pelas carreiras; controlo ilegal de jornalistas através de violação de correio electrónico individual; ameaças de represálias e processos disciplinares e de ainda haver jornalistas no desemprego.
O Sindicato regista também situações de desrespeito no exercício da profissão e o facto de os jornalistas estarem mais desprotegidos com a extinção da Caixa de Jornalistas; com o Estatuto do Jornalista e com o Regulamento Disciplinar dos Jornalistas que introduz sanções elevadas, isto para além de a nova Lei do Pluralismo e da não Concentração dos Meios de Comunicação Social estar a gerar instabilidade laboral sem garantir maior concorrência no sector.
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us