facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quinta-feira, 18 de junho de 2009

CANDIDATURAS AO ENSINO SUPERIOR A 13


O regulamento do concurso nacional para a apresentação de candidaturas ao ensino superior mantém-se praticamente idêntico ao de anos anteriores, embora o Ministério tenha como prioridade fomentar o sistema on-line. Isto mesmo ficou definido na reunião anual promovida pela Direcção Geral do Ensino Superior, em que se procura uniformizar os critérios e a forma de apresentação das candidaturas por todos os centros e locais do país, onde as mesmas podem ser efectuadas.
Neste encontro esteve presente João Costa e Silva, director do Gabinete do Ensino Superior (GES), que destacou que o regulamento mantém-se sem grandes alterações, embora se procure fomentar, cada vez mais, a apresentação das candidaturas através do sistema on-line. Situação essa que no caso particular das regiões autónomas não será a mais adequada já que, explicou, «os candidatos têm de ir ao gabinete entregar uma série de documentos comprovativos de que podem beneficiar do contingente especial das regiões autónomas».
Outra das novidades, para este ano, mas com aplicação apenas ao continente, está no facto de os centros de apresentação de candidaturas estarem a passar de escolas secundárias para as próprias universidades. Na Madeira, as candidaturas passarão sempre através do Gabinete.
Quanto à apresentação de candidaturas, vão acontecer em dois momentos: o primeiro começa no dia 13 de Julho, prolongando-se até dia 24 para todos os estudantes que fazem os exames nacionais na primeira fase; o segundo acontece de 31 de Julho a 7 de Agosto, para os estudantes que deixam um ou mais exames para a segunda fase. Uma coisa é certa: «Quer os que concorrem no primeiro momento, quer os do segundo estão em pé de igualdade em relação a essa primeira fase do concurso nacional», destacou João Costa e Silva.
O nosso interlocutor diz ainda que, neste momento, é difícil estimar se o número de candidaturas irá aumentar ou manter-se. «No ano passado foi batido um recorde com cerca de 1.600 estudantes que concorreram na primeira fase do concurso nacional. O que espero é que haja cada vez mais candidatos ao ensino superior. Entendemos que a formação e qualificação das pessoas é fundamental para eles próprios, para o país e sobretudo para a Região», concluiu.
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us