facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 17 de novembro de 2009

ECONOMIA PRECISA SE EMPRESAS COM PERSPECTIVAS DE FUTURO


O vice-presidente do Governo Regional presidiu ontem, no auditório Museu Casa da Luz, no Funchal, à abertura da Global Entrepreneurship Week Madeira 2009, um evento organizado pelo Centro de Empresas e Inovação da Madeira (CEIM) e Vice-Presidência do Governo Regional.
Após destacar “o trabalho impecável” que o CEIM tem vindo a fazer em prol do empreendedorismo na Região, João Cunha e Silva salientou que esse trabalho não se resume à organização da Semana Glonal do Empreendedorismo, salientando também a realização do Road Show for Entrepreuneurship rs4e, o Prémio Madeira Inovação Empresarial, assim como os vários sistemas de apoio ligados ao empreendedorismo, que, disse, “num curto espaço de tempo, já permitiram aprovar 12 projectos, que resultaram em 21 postos de trabalho, 750 mil euros de comparticipação num investimento global de 1,6 milhões de euros”.
O vice-presidente do Governo Regional acentuou que a “questão do empreendedorismo é tratada muito a sério”, salientando que “foi um esforço colectivo de empreendedorismo que lançou a RAM entre as regiões mais desenvolvidas da Europa”, apesar de reconhecer que “há muito trabalho para ser feito no que diz respeito ao esforço individual de cada um, sobretudo no empreendedorismo empresarial”.
João Cunha e Silva destacou a importância de motivar os mais jovens para esta matéria e “sobretudo para que tenham cada vez mais menos timidiz em arrojar-se a ter negócios próprios e a terem gosto pelo risco”.
Salientou não estar “muito preocupado” com os mapas de natalidade e mortalidade das empresas, considerando ser “perfeitamente justificável que as primeiras experiências empresariais não resultem bem e que daí resulte alguma mortalidade das empresas”, acrescentando que a primeira ou segunda experiência podem falhar “mas a terceira ser um sucesso”.
“O que é preciso para a economia é que fiquem as empresas que têm boas perspectivas de futuro e que dêem garantias de solidez”.
O vice-presidente do Governo Regional disse ainda que os mais jovens devem ser sensibilizados não apenas para o empreendedorismo, mas também para a “criatividade, a imaginação e a inovação”, sem a qual, disse, “não vamos muito longe”.
Antes, Patrícia Dantas de Caires, CEO do Centro de Empresas e Inovação da Madeira falou da Semana Global do Empreendedorismo, salientando que este evento tem por objectivo “inspirar, fomentar e incutir o espírito de empreendedor junto dos mais novos” e “criar uma rede de relacionamentos a nível global, por forma a encontrar novas ideias e trocar conhecimentos”.
Realçou ser esta também uma oportunidade “para partilha de experiências e conhecimentos” com empresários e empreendedores do Mundo e da Região”.
Patrícia Dantas de Caires salientou ser esta Semana Global de Empreendedorismo dedicada ao “Empreendedorismo Qualificado”, uma vez que, sublinhou, este constitui “uma aposta” adequada para a Região porque “supera a expectativa inicial dos potenciais clientes, tem maior potencial de exploração e de crescimento económico”.
A CEO do CEIM revelou que a Madeira tem 11 habitantes por cada empresa, sendo que, de acordo com os dados de 2006, existiam na Região 22.134 empresas registadas, sendo 99,9% PME’s, das quais 93,6% são microempresas. Disse ainda que taxa de natalidade e mortalidade das empresas na Região era, segundo dados de 2007, praticamente equivalente (cerca de 50%).
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us