facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

BORDADEIRAS AUMENTADAS EM 3% NO PRÓXIMO ANO


O aumento no sector dos bordados em 2010 será de 3%. O anúncio foi feito ontem por Manuel António, secretário regional do Ambiente e Recursos Nautrais, durante a cerimónia de entrega dos prémios de qualidade no Funchal a 39 bordadeiras madeirenses que viram reconhecidos os seus trabalhos este ano. O montante entregue totalizou oito mil euros.
O governante sublinhou que se trata do aumento possível, o qual, atendendo à actual conjuntura, que se prevê continuar com inflação nula ou muito baixa no próximo ano, vai permitir um ganho real no poder de compra. E, por outro lado, viabilizar às empresas continuarem de portas abertas e proporcionarem trabalho.
Embora reconheça que a base salarial das bordadeiras é baixa atendendo ao trabalho de qualidade que produzem, recordou que, feitas as contas, desde 2002, a actualização salarial foi de 51% (este ano foi de 6%). Retirando a diferença da inflação de 18%, traduz um crescimento de 33%, que considera ser caso único na economia.
Quanto ao balanço do sector do bordado e tapeçaria no corrente ano, Manuel António disse que se registou uma quebra de 25% nas vendas, comprometidas em parte devido à desvalorização da libra inglesa e do dólar americano. Curiosamente, referiu que as vendas internas subiram e permitiram mesmo que houvesse alguma atenuação na descida na comercialização de bordado Madeira.
Em relação aos prémios pecuniários, o secretário regional deixou claro que se trata de um gesto simbólico por parte do governo porque considera que o trabalho que fazem vale muito mais. Além disso, reconheceu que não se trata de uma vida facilitada visto que a maioria das bordadeiras, além do trabalaho minucioso de dar vida às linhas sobre os panos, têm os seus afazeres domésticos, quer nas lides da casa, quer na fazenda.
No entanto, considera os prémios muito importantes para quem os recebe e igualmente para um sector que se diferencia pela distinção, qualidade e diferenciação.
Houve um primeiro prémio, no valor de 300 euros, dois segundos, no valor de 250 euros e 36 terceiros, no valor de 200 euros.
Além do dinheiro, cada bordadeira recebeu uma garrrafa de vinho Madeira.
Fonte: JM

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us