facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

terça-feira, 9 de março de 2010

SALÁRIOS NO FEMININO DOS MAIS BEM PAGOS


Ao nível dos distritos que constituem o território nacional, o ganho médio das mulheres trabalhadoras na Região "é o segundo mais elevado do país, sendo apenas ultrapassado pelo distrito de Lisboa". Na sessão evocativa do centenário do Dia Internacional da Mulher, o secretário regional dos Recursos Humanos, Brazão de Castro, avançou com este dado e com a vontade de "continuar a criar condições para que esta evolução prossiga".

O governante, baseando-se nos indicadores mais recentes relativos aos ganhos médios regionais auferidos pelas mulheres - e tendo em linha de conta os quadros de pessoal de 2007, que abrangem o sector privado estruturado da economia -, entre 2000 e 2007 registou-se um acréscimo de 42% do valor, ao passar de 575 euros para 818 euros.

"Tendo em conta a evolução do ganho médio regional, regista-se que o ganho médio feminino superou o crescimento do ganho total em 1,4 pontos percentuais, o que constitui um indicador de aproximação do ganho médio feminino ao global", explicou.

Brazão de Castro referiu que, se for comparada a evolução do ganho médio das mulheres da Região com a do continente, se verifica uma aproximação no período de 2000 a 2007.

Na sessão de abertura, o secretário regional dos Recursos Humanos destacou também o contributo solidário das mulheres no trabalho de reconstrução das áreas afectadas pelo temporal. "Neste momento particular, depois da aluvião que afectou parte da Região e em que temos de reconstruir e revitalizar as nossas vidas e a economia regional, urge lembrar os que sofreram e destacar o contributo de tantos, designadamente das mulheres, que souberam enfrentar as vicissitudes, dar ânimo e alento às suas famílias e à comunidade com dedicação e esforço solidário e fraterno", frisou.

O governante sublinhou que, no Dia Internacional da Mulher, é importante relembrar "o contributo das mulheres que, quebrando os constrangimentos do passado, souberam se assumir na plenitude dos seus direitos e cidadania, num presente que agora lhes reconhece toda a dignidade e mérito".

Brazão de Castro apontou ainda que houve uma "melhoria significativa da situação da mulher na Região", confirmada através de diversos indicadores.
Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us