facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

ALUNOS DO 7º AO 12º TIRAM DÚVIDAS NA 'NET'


Projecto será divulgado nas escolas da região a partir de 27 de setembro

'Explicações' à distância de um 'clique'. Esta é a forma mais simples de resumir numa única frase o projecto do Apoio Escolar On-Line (AEO) da responsabilidade da Direcção Regional de Educação.

Depois do projecto ter sido implementado com sucesso no ano lectivo anterior para os alunos do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º anos), o objectivo é de alargar o AEO para os alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos), sempre nas disciplinas abrangidas: Matemática, Português, Inglês, Ciências, Física e Química).

O alargamento aos anos do Ensino Secundário será feito de forma gradual, começando apenas pelo 10º ano. O objectivo é conseguir 'chegar' ao 12º antes do final do ano lectivo que está prestes a começar. "O que nós queríamos era chegar a Junho de 2011 e ter aqui já um esquema de apoio em termos da preparação dos Exames do Ensino Secundário", revela o director de Serviços de Tecnologias Educativas da Direcção Regional de Educação, Rafael Santos.

O responsável explica que já havia alguma experiência em termos de ferramentas de ensino à distância, o que permitiu implementar o projecto do AEO de uma forma relativamente rápida. "Entre a proposta e a concretização passou menos de um ano", acrescenta.

Mesmo assim foi um projecto totalmente novo e pioneiro no país aquele que nasceu no ano lectivo anterior. Para tal, foi criado um grupo de seis professores responsável pela criação de conteúdos das disciplinas visadas pelo AEO. Depois, foi montado um estúdio e uma área de trabalho para os docentes envolvidos (na Escola Secundária Jaime Moniz) e a pouco e pouco foi dado início a um trabalho paralelo de experimentação e produção.

"Arrancamos com o 3º Ciclo e, mesmo durante o ano como estava tudo a correr bem em termos de produção e o número de alunos permitia-nos ir já além do 3º Ciclo ,começamos já a preparar o Secundário. É por isso que para o ano lectivo que começa no próximo dia 20 já dispomos de conteúdos do 10º ano", explica Rafael Santos.

Mas o AEO não depende unicamente dos conteúdos disponibilizados no portal (www.apoioescolaronline.net). Uma oferta desse tipo (disponibilização de exames, testes, questões, etc) já existe sobretudo ao nível comercial. O AEO é inovador porque além dos conteúdos os professores envolvidos no projecto fazem também tutoria on-line, ou seja, contactam com os alunos de forma directa ou indirecta por forma a dar um apoio mais completo, e de forma totalmente gratuita.

As tutorias ou são feitas através dos fóruns ou, no caso de ser entendido pelos docentes envolvidos que o aluno está a ter mais dificuldades em determinado conteúdo, há um agendamento para 'chat'. Pedro Ramalho, um dos coordenadores do AEO, diz que há o objectivo de chegar à tutoria por vídeo-conferência, mas existem ainda algumas questões técnicas ainda por resolver.

No ano lectivo passado, cerca de 80 alunos aderiram a este apoio sendo que a maioria dos jovens inscreveu-se nas disciplinas todas. O número é visto como bastante satisfatório, tendo em conta que foi o ano de arranque do projecto.

Pedro Ramalho explica ainda que, no início do projecto, só eram aceites alunos com Acção Social Escolar, uma espécie de 'tampão' que fez limitar o número total de aderentes no ano de arranque do AEO. "Não queríamos que aderissem todos ao mesmo tempo e não tivéssemos nem conteúdos nem tempo para fazer tutoria".

Porém, ao longo do ano, e à medida que a equipa responsável entendeu que a produção de conteúdos estava a ser feita "em bom ritmo", o AEO foi aberto a todos os alunos.

O objectivo é aumentar o número de alunos aderentes durante 2010/2011, até porque mais um ciclo de estudos será abrangido, mas as expectativas dos responsáveis não são irrealistas. "É uma área nova e não estamos a contar que de repente surjam milhares de alunos a pedir apoio", admite Rafael Santos. Mesmo assim salienta que é necessário divulgar o projecto junto dos jovens (através das redes sociais) e das escolas. É por isso que entre os dias 27 de Setembro e 5 de Novembro serão promovidas acções de divulgação do AEO em todas as escolas de 3º Ciclo e Secundárias da Região.

O que é o AEO?

O Apoio Escolar Online é um projecto da Secretaria Regional de Educação e Cultura, implementado pela Direcção Regional de Educação, destinando-se a alunos abrangidos pela acção social escolar. É prestado apoio escolar gratuito, recorrendo à metodologia de e-learning.

Quais as disciplinas?

O apoio escolar é prestado apenas em algumas disciplinas, talvez aquelas que possam ser consideradas como as nucleares e aquelas em que surgem habitualmente mais dúvidas e dificuldades: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Ciências Físio-Químicas, Língua Inglesa e Biologia e Geologia.

Como funciona?

O projecto dispõe de uma equipa de professores, prontos para responder às questões dos alunos através de fóruns e chats e com materiais interactivos. No portal www.apoioescolaronline.net os materiais disponíveis têm vários formatos: podcasts, vídeos, questionários interactivos, conteúdos interactivos...

Como se faz a inscrição?

Os alunos interessados no projecto devem primeiro visitar o portal do AEO (www.apoioescolaronline.net), fazer uma pré-inscrição na secção dos alunos. Depois receberá um email com o nome de utilizador e passwords, assim como a resposta da equipa do AEO ou o contacto do director de turma.

Depois da inscrição

Depois da inscrição aceite, basta aceder ao site, entrar na plataforma clicando no canto inferior esquerdo. Depois é necessário introduzir o nome de utilizador e a password. A partir daí o aluno acede às disciplinas em que se inscrever, coloca dúvidas nos fóruns, marca sessões de chat e consulta os materiais disponíveis.

AEO no 'Facebook'

Para ajudar a divulgar o projecto, há pouco mais de uma semana foi criada uma página sobre o Apoio Escolar On-line na rede social 'Facebook'. Na tarde de ontem, perto de três centenas de pessoas já tinham aderido à página do projecto.
Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us