facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

FORMAÇÃO PROFISSIONAL ATRAI JOVENS


Os cursos de formação profissional têm registado uma procura significativa por parte dos jovens que procuram seguir um caminho alternativo ao ensino regular e uma integração mais rápida no mercado de trabalho. De acordo com a directora regional de Qualificação Profissional, Sara Relvas, o Centro de Formação Profissional da Madeira continua a ser uma instituição com "grande procura", pelo tipo de formação prestada, "sobretudo ao nível da formação de carácter oficinal", em que as turmas não podem ter mais de 16 alunos.

Neste momento, nas instalações na Estrada Comandante Camacho de Freitas, estão a decorrer oito cursos de formação inicial, totalizando 123 formandos. Contudo, há já dois outros prontos, a iniciar até final do ano, com 30 formandos.

Estágio culmina em emprego
Segundo Sara Relvas, os cursos mais procurados pelos jovens este ano foram, respectivamente, o de Esteticista Cosmetologista e de Cabeleireiro. No entanto, de acordo com a directora regional de Qualificação Profissional, de uma forma geral, "todos os cursos que o Centro de Formação Profissional da Madeira lança têm grande procura". A justificação estará "no sistema de alternância que é feito com as empresas, que permite aos formandos, quase desde o primeiro momento da formação, um contacto directo com o mercado de trabalho".

"Este contacto é tão mais importante quando sabemos que mais de metade dos formandos consegue o seu primeiro emprego nas empresas onde estagiaram durante o processo formativo", sublinhou.

Em relação a novidades para este ano lectivo de 2010/2011, a responsável destaca as Unidades de Formação de Curta Duração, "formações capitalizáveis para adultos, realizadas no quadro de um determinado percurso formativo, com vista à obtenção de uma qualificação correspondente a uma determinada saída profissional". Porém, há ainda a registar a introdução de uma nova formação este ano, o curso de Instalador ITUR , um curso de formação habilitante para efeitos de inscrição na Autoridade Nacional de Comunicações como Técnico Instalador de Infra-estruturas de Telecomunicações.

A Direcção Regional de Qualificação Profissional, organismo público que está sob a tutela da Secretaria Regional de Educação e Cultura desde 1986, tem implementado um Sistema de Gestão da Qualidade com a respectiva certificação, tornando-se a primeira direcção regional do país a receber esta distinção.

Oferta formativa variada
Esta instituição está vocacionada para a prestação de serviços de formação profissional, análise, aprovação e acompanhamento de pedidos de financiamento no âmbito do Fundo Social Europeu, homologação de cursos de formação, Certificação Profissional e Acreditação de Entidades Formadoras, bem como para a realização de acções de cooperação e intercâmbios nacionais, comunitários e internacionais, dinamização de programas e iniciativas comunitárias, organização de eventos e ainda a avaliação da formação profissional.

Para além dos cursos já referidos, o Centro de Formação Profissional da Madeira dispõe ainda de formações para Técnico de Instalações Eléctricas, Carpintaria, Técnico de Organização de Eventos e Técnico de Recepção e Orçamentação de Oficina.

300 alunos na EPCC
A Escola Profissional Cristóvão Colombo (EPCC) tem, neste momento, 11 cursos técnicos em funcionamento, de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (duas turmas), Gestão, Gestão e Organização de Eventos, Electrotecnia, Contabilidade (duas turmas), Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente, Energias Renováveis, Multimédia, Design de Interiores e Turismo (este a ser leccionado no pólo do Porto Santo). Este ano, introduziram um novo curso, o de Desenho Digital 3D.

Segundo Isabel Garcia, da direcção da EPCC, todos estes cursos dão equivalência ao 12º ano de escolaridade e certificação profissional de nível 3. "Este ano lectivo, iniciámos no dia 13 de Setembro com todos os cursos que já referimos, sendo que, no primeiro ano, entraram cerca de 70 alunos nas áreas de Contabilidade, Desenho Digital 3D e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos", explicou.

A EPCC tem, neste momento, cerca de 300 alunos, distribuídos pelos diferentes cursos nas diversas áreas. "É política da EPCC abrir anualmente pelo menos um curso profissional numa área inovadora e com empregabilidade no mercado de trabalho", sublinhou.

Nesta escola, os cursos mais procurados pelos jovens são nas áreas de Gestão e de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. De acordo com Isabel Garcia, a EPCC, ao longo deste ano lectivo, vai apresentar algumas novidades em épocas específicas, tendo por objectivo "mostrar à população o que é o ensino profissional defendido pela marca 'Escolas Profissionais', pioneiras em Portugal nesta metodologia de cursos".

O DIÁRIO tentou contactar a direcção pedagógica da Escola Profissional Atlântico com o intuito de apurar a oferta formativa para 2010/2011, mas não obteve resposta em tempo útil.

Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us