facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DENTISTAS SEM LUGAR PARA LICENCIADOS


Na Madeira, já não há lugar nas clínicas e consultórios dentários para empregar os jovens recém-licenciados.
Tal como acontece no resto do país, o desemprego para médicos dentistas na Madeira começou a ser uma preocupação para a Ordem. No último ano, pela primeira vez chegou haver jovens licenciados inscritos no Centro Regional de Emprego. Depois de cumprirem um estágio de seis meses, foram trabalhar para fora da região.

Gil Alves, o presidente da Secção Regional da Ordem desta classe profissional na região, disse à TSF-Madeira que, infelizmente, as dificuldades de emprego acentuam-se e para quem acaba a licenciatura é muito difícil avançar para a instalação de um consultório devido aos elevados custos com recurso a empréstimos bancários.

Na Madeira, estão inscritos 158 médicos dentistas na Ordem, mas destes, 11 foram exercer a actividade para Lisboa, Reino Unido e Holanda por dificuldades de arranjarem emprego na região.

Gil Alves revelou ainda outra realidade: médicos dentistas a trabalharem noutras áreas profissionais.
A Madeira "está equilibrada face aos rácios exigidos pela União europeia", mas o presidente da Ordem dos Médicos Dentistas perspectiva que "dentro de poucos anos, a Região venha a ter excesso de profissionais nesta área".

No país, existem sete universidades de medicina dentária. Três públicas e quatro privadas. Tendo em conta que há muitos estudantes madeirenses a frequentarem os cursos de medicina dentária e que esta é ainda uma profissão exercida em exclusivo no privado, Gil Alves não tem dúvidas que haverá grandes dificuldades e apontou como solução a criação de vagas no público. Uma reivindicação há muito exigida pela Ordem dos Médicos, mas até agora sem sucesso.

Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us