Todos os dias, os recrutadores recebem dezenas ou centenas de candidaturas para avaliar. Num “mar” de CVs, pode ser difícil sobressair. Siga estas 5 dicas para mais facilmente ser chamado para uma entrevista de emprego:
Nada funciona melhor do que ter exactamente o perfil que a empresa procura. Para mostrar que é o candidato ideal leia o anúncio com bastante atenção, anotando as competências mais importantes, para depois as incluir no seu CV (se forem verdade). Reformule o resumo de competências e dê destaque às experiências mais relevantes para a função.
Por exemplo, se se estiver a candidatar a uma vaga na área do Marketing, fale na sua experiência nesta área primeiro, mesmo que não seja a mais recente.
Quais as palavras que se destacam no anúncio de emprego? Quais as competências específicas daquela função? Quais os softwares próprios do tipo de vaga?
Identifique as keywords e inclua-as no seu CV, dando sempre contexto de como adquiriu a competência ou de como a utiliza no dia-adia.
3. Utilize um template interessante
Por exemplo, se tiver identificado “Siebel” como uma das keywords do anúncio, pode indicar “Domínio do Sistema de CRM Siebel adquirido nos 3 anos de experiência na Empresa ABC”.
O CV Europass está ultrapassado. Por isso, deve evitar utilizá-lo, a menos que a empresa o peça especificamente. Em alternativa, crie o seu próprio modelo visualmente apelativo ou adapte o modelo de CV Alerta Emprego.
Uma imagem vale mais do que mil palavras – use exemplos para demonstrar como foi bem sucedido nos seus postos de trabalho anteriores.
Por exemplo, em vez de dizer “geri uma equipa de comerciais”, pode dizer “geri uma equipa de 10 comerciais, que aumentou o volume de vendas da empresa XPTO em 12%”.
Se trabalhar na área criativa ou se estiver a candidatar a uma empresa com uma cultura mais jovem/dinâmica, um template diferente pode não ser o suficiente para surpreender. Puxe pela imaginação e construa um currículo diferente, mas que faça sentido para a sua área de trabalho.
Lembre-se de que precisa de ter sempre aspecto profissional.
0 comentários:
Enviar um comentário