facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

HISTÓRIA DE SUCESSO: MADEIRALOVERS

Cerca de 1 ano após a abertura da loja MadeiraLovers no aeroporto, com o apoio do Instituto de Emprego da Madeira (IEM), Débora Afonso vai agora inaugurar uma nova loja nos Armazéns do Mercado, no Funchal.
Leia o testemunho que a empresária aceitou prestar, como inspiração para outros desempregados empreendedores.

O que a levou a avançar com o seu projeto?

Sempre me considerei uma pessoa empreendedora, com capacidades, e senti sempre que deveria enveredar por um projeto ligado ao turismo aqui na Região. Assim, fui mantendo atenção ao tema do turismo e nas viagens que fui fazendo, percebi que existiam souvenirs diferentes e modernos, que faziam falta na Madeira. Os nossos souvenirs não tinham evoluído muito nos últimos 20 anos, ou, se tinham algum aspeto inovador, era normalmente produtos importados, de baixa qualidade.
Com esta ideia em mente fiz uma análise ao que se fazia por cá, falando com retalhistas e distribuidores regionais, ao mesmo tempo que pesquisava o que se fazia noutras cidades europeias. Nesta altura, vi numa revista um artigo sobre a LisbonLovers que já existia desde 2010.
Soube imediatamente que tinham os produtos que eu procurava e que o próximo passo seria falar com quem já detinha o saber-fazer, em vez de fazer uma cópia “mal-amanhada”. Depois, foi tudo muito fácil. O mail que enviei teve logo resposta e acabámos por juntar as duas partes, com um interesse comum e que se complementava, eles com o design, eu com inputs sobre o que se deveria desenvolver por cá e como parceira para abrir a loja/montra de marca na Madeira.
Que formação ou experiência detinha para desenvolver este projeto?

Eu não tenho conhecimentos de design mas tinha já experiência na área da qualidade, de gestão de recursos humanos, comercial/marketing e stocks. Para isso mesmo, era importante juntar-me a quem detinha o know-how e possuía produtos de qualidade. Com o franchise da marca LisbonLovers para MadeiraLovers comprei não só a marca mas também os aspectos ligados ao design e o acesso aos fornecedores de confiança, mas continuo a poder inovar e criar produtos diferentes, específicos da nossa Região.
Para além de ter desenvolvido a minha atenção e conhecimentos para a área de merchandising, comecei a melhorar o meu alemão assim que decidi avançar com este projeto, de forma a preparar-me ainda melhor para dar a cara pela minha loja.

Que importância teve o apoio obtido através do IEM?

Este apoio foi decisivo para iniciar no momento em que o fiz. Embora tivesse já maturado este projeto há algum tempo, até porque fui percebendo que o meu posto de trabalho estava em risco, foi por ter a possibilidade de obter este apoio que pude iniciar tão rapidamente o meu projeto. Após menos de 4 meses no desemprego, candidatei-me ao Programa de Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados, para requerer o pagamento de uma só vez do montante das prestações de desemprego remanescentes e os apoios complementares possíveis, quer ao investimento, quer para a contratação das minhas 2 jovens colaboradoras.
Para mim, o início de atividade não foi muito complicado pois contava com o apoio obtido através do franchise e com a ajuda do IEM.
Passado apenas 1 ano de atividade, estou numa boa situação. Face ao sucesso da loja no aeroporto, e às constantes sugestões dos clientes regionais e nacionais, decidi abrir a segunda loja no Funchal, nos Armazéns do Mercado. Neste momento somos 3 e em breve seremos 5 pessoas a trabalhar para as 2 lojas.

Qual pensa que é o segredo do seu sucesso?

Embora a loja do aeroporto tenha uma boa localização, a marcaMadeiraLovers distingue-se pela sua modernidade.
Mas não se trata só de uma marca de souvenirs, o que nós fazemos é fomentar o amor pela nossa Região e pelo o que é nosso. Os nossos clientes não são apenas os turistas pontuais, mas acabam por ser os que vivem ou voltam cá regularmente, que têm laços com a Região. Os Madeirenses têm muito orgulho da sua terra e podem transmiti-lo, com produtos que são realmente bonitos e modernos.
Aliás, a MadeiraLovers é a primeira a demonstrar esse amor.
Para além dos típicos produtos da LisbonLovers, os cadernos,os pins... com os nossos símbolos, temos também produtos únicos, como as alpercatas feitas com tecido regional.
Dou ainda o exemplo das peças com desenhos de Bordado Madeira: para que fossem genuínas fomos buscar desenhos certificados ao IVBAM. Os nossos produtos são feitos em Portugal e sempre que podemos, fazemo-los cá, sempre com amor.

Que conselho deixa aos desempregados que estejam a ponderar criar o seu próprio emprego?

Não podem copiar os outros.
Não hà muitas alternativas, ou temos um bom produto, ou temos uma boa localização ou temos um preço competitivo. No meu caso eu tinha os 3 fatores-chave para o sucesso do meu projeto. Se tiverem uma ideia, com pelo menos um destes fatores, dirijam-se ao IEM e tentem obter o apoio.


0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us