facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

8 TÉCNICAS PARA MELHORAR A SUA GESTÃO DO TEMPO

Se por um lado uma boa gestão do seu tempo pessoal pode fazer com que sobre mais espaço para si próprio, que ganhe mais confiança e tenha melhores relacionamentos, uma boa gestão do tempo profissional garante-lhe mais eficácia, melhores resultados nas tarefas desempenhadas e maior produtividade.

Confira de seguida, as 8 técnicas de gestão do tempo que lhe irão garantir maior satisfação pessoal e profissional!

1. Defina objetivos:
Um dos motivos que nos leva a perder tempo desnecessário é não termos objetivos claros e bem definidos. Antes de passar à realização de tarefas é importante saber onde quer chegar, o que quer e tem que fazer e o que não quer fazer. Defina objetivos pessoais e profissionais que sejam claros, realistas e exequíveis.

2. Faça uma lista de tarefas e crie um plano diário:
Depois de definir o que quer e o que tem que fazer é importante fazer uma lista das tarefas, pessoais e profissionais, e estabelecer um plano diário com horários, prazos e ser disciplinado na sua realização.
Listar tarefas é essencial quando tem muita coisa para fazer pois permite que se lembre de todas as tarefas e serve como guia na abordagem ao trabalho. Criar um plano diário permite definir prioridades e obter maior produtividade.

3. Defina prioridades na sua gestão do tempo:
Permite distinguir entre aquilo que é importante e aquilo que é urgente. As tarefas urgentes são aquelas que tem que realizar primeiro, são inadiáveis pois poderá ter consequências se não as concretizar. As tarefas importantes são aquelas que tem que realizar mas não terá consequências se as deixar para o dia seguinte.

4. Aprenda a conhecer-se:
Nem todas as pessoas funcionam da mesma forma, têm a mesma energia ou motivações pessoais. O auto-conhecimento ajuda-o a perceber o que necessita para que realize as tarefas com mais motivação e eficácia.
Para uma boa gestão do tempo, é importante saber quais as suas motivações pessoais e profissionais, saber o que controla o seu tempo e conhecer a sua energia: quando precisa de descansar e durante quanto tempo, quando precisa de comer e quando precisa de se distrair.

5. Faça pausas:
Por muito trabalho que tenha não é aconselhado trabalhar muitas horas seguidas. Estudos indicam que não fazer pausas reduz a concentração e o desempenho. Saiba quando deve parar mas seja disciplinado. Ao planear a sua gestão do tempo, defina quando fará as pausas e qual a sua duração, aproveite para comer, caminhar e apanhar ar fresco.

6. Realize uma tarefa de cada vez:
Quando queremos executar várias coisas ao mesmo tempo, acabamos por não nos aplicar a 100% em nenhuma delas. Ao realizar uma tarefa de cada vez permitirá uma maior concentração e, assim, uma maior eficácia.

7. Evite distrações e interrupções:
Televisão ligada, chamadas telefónicas e ruídos no espaço de trabalho são inimigos de uma boa gestão do tempo e as principais causas de distração. Seja disciplinado e concentre-se nas tarefas que está a realizar. Para uma maior produtividade mantenha-se focado e evite dispersar com chamadas, mensagens, pesquisas na Internet e conversa em excesso com outros colegas.

8. Seja organizado:
Uma pessoa gasta em média 30 minutos por dia à procura de coisas que deveriam ser facilmente localizadas. Cada pessoa tem o seu método de organização e de arquivo. Seja organizado e conseguirá localizar o que necessita de forma mais rápida. Mantenha junto a si os materiais que necessita.

Alerta Emprego

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us