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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CARTAS DE APRESENTAÇÃO: TENDÊNCIAS PARA 2016


Chegou agora altura de saber, com o auxílio do Careerealism, quais as tendências deste ano no que diz respeito às cartas de apresentação!

A Carta de Apresentação antiga:


Normalmente, ocupa uma página inteira, é demasiado longa para ser vista num aparelho móvel, tem vários parágrafos e o texto é muito denso.
Tem uma longa introdução de 3-5 frases sobre como descobriu a vaga, o que faz e o interesse que tem na oportunidade.
O corpo do texto é geralmente composto por 2-3 parágrafos relativos à experiência que possui.

Na conclusão geralmente é mencionado por que motivo o devem escolher a si e são referidos os contactos.

A nova Carta de Apresentação: tendências

1. Chamar a atenção em segundos
De acordo com um estudo realizado pela Microsoft, cada vez mais prestamos menos atenção à informação que nos rodeia. Também a forma como utilizamos a informação que recebemos se está a alterar.
No processo de procura de emprego é fundamental comunicar apenas a informação vital da forma mais concisa possível.

2. Facilitar a leitura em aparelhos móveis
As cartas de apresentação devem se adaptar à crescente dependência de consumo de informação através dos tablets e telemóveis. Assim sendo, o seu material de candidatura deve-se adaptar aos pequenos ecrãs e ser totalmente visível sem ter que andar para cima ou para baixo.
Não espere conseguir um documento ideal à primeira. Faça vários rascunhos até ficar satisfeito com o resultado final. Tente utilizar menos de 150 palavras.

3. Utilização de espaços
Enquanto escreve a sua carta de apresentação certifique-se que incorpora diversos espaços em branco. Esta técnica tornará a leitura mais fácil para o recrutador.

4. Fascinar o recrutador
Uma das principais técnicas utilizadas para cativar quem está a ler é começar com uma questão interessante ou com um facto fascinante.
Dirija-se à empresa, faça uma pergunta ou mencione algo que faça referência às necessidades do recrutador.

5. Ser a solução
Depois de referir a necessidade ou o problema da empresa, deverá demonstrar que é a solução!
Utilize pontos em que tenha ajudado uma empresa a atingir resultados ou projectos que tenha desenvolvido e que tenham tido sucesso!

6. Apelar à acção
Quando escreve uma carta deve sempre terminar com um apelo à acção. Por exemplo: “Está interessado? Vamos conversar!”.
O objectivo é que o recrutador não se fique pela leitura da sua carta de apresentação: que veja o currículo, que o pesquise nas redes sociais ou que entre em contacto.

Alerta Emprego

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