facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

HISTÓRIA DE SUCESSO: LIVETE MARQUES - SAPATARIA PEGADAS

A Sapataria Pegadas nasceu em novembro de 2013 no centro da cidade de Santana, pela iniciativa de Livete Marques, ex-diretora financeira com mais de 15 anos de experiência, que procurava uma alternativa profissional num período de desemprego prolongado.
Embora Santana seja uma cidade pequena, a ambição de Livete Marques não foi diminuída.
Para além de calçado de grande qualidade e design, a Pegadas oferece os mais diversos acessórios das melhores marcas, como a Ferrache ou a Rufel, sempre a par com as últimas tendências da moda nacional.

Como surgiu a ideia de avançar para este negócio?
Após ter ficado desempregada, fiquei cerca de 4 anos a procurar trabalho na minha área. Mas não está nada fácil.
A ideia da loja surgiu porque os meus pais já tinham a loja em Santana, que estava fechada. O empurrão veio de uma amiga minha que já tinha tido uma sapataria em Santana, que teve de fechar por motivos pessoais. Ela ajudou-me muito desde o início e sobretudo incentivou-me a avançar. A loja que ela tinha funcionava e eu tinha a vantagem de possuir o local adequado.
Na verdade eu sempre tive um amor e um jeito especial por sapatos e acessórios, e todos dizem que tenho a loja ideal para mim. É muito importante fazermos algo que nos dá prazer e em que sabemos que somos bons.

Quais foram as suas maiores dificuldades e quais são as suas perspectivas de futuro?
A maior dificuldade é a cidade de Santana ser pequena, o que torna mais complicado ter um grande volume de vendas. Não tenho custos fixos elevados mas tenho de fazer um investimento contínuo em stock de modo a apresentar novos produtos.
Essa gestão do stock torna-se complicada. Temos de ter vários modelos e tamanhos e acabei por cometer alguns erros. Mas relativizo-os pois sei que os erros vão sempre fazer parte de qualquer negócio. Ganha-se experiência e vamos melhorando. Qualquer empreendedor tem de ter alguma margem para erros no seu projeto, se não quiser arriscar demasiado.
Eu evolui muito ao longo deste tempo, por opção pessoal e após analisar as preferências dos meus clientes. Passei a oferecer mais qualidade e mais variedade, a ter novos materiais, como o aço na bijutaria, e a ter novos produtos, como as golas, mantas, echarpes etc. Investi muito em novas marcas e em novos produtos.
Tenho consciência de que se não o fizesse iria estagnar e sei que tenho de ter sempre algo novo para manter o interesse dos meus clientes.

Abrir a loja em Santana em vez de no Funchal, que é uma cidade maior, foi uma boa opção?
De início não tinha concorrência e Santana precisava de uma loja assim. Apesar de Santana ter pouca população tenho outras vantagens.
Curiosamente tenho vendido bastante para fora, sobretudo para o Funchal. Quem conhece as marcas que vendo e quem gosta mesmo destes produtos já percebeu que tenho produtos diferentes e a melhores preços do que as lojas do Funchal. Os clientes veem os produtos no facebook, e contactam-me. Esta rede social tem contribuído muito para o meu sucesso. 

Está satisfeita por ter tomado a decisão de avançar com a sua empresa?
Não estou arrependida e sei que fiz o meu melhor. Precisava de uma alternativa profissional e foi muito importante para mim em vários aspectos. A nível pessoal tem sido muito enriquecedor, uma verdadeira terapia. No futuro até poderei voltar à minha carreira na área financeira, de que não desisti, mas a loja irá manter-se e continuar a evoluir.

Deixa algum conselho às pessoas que estejam atualmente a ponderar criar o seu próprio emprego?
Ficar desempregado pode acontecer a qualquer pessoa. Não podemos ficar parados mesmo que não seja na nossa área, temos de encontrar algo em que apostar. 

Que importância teve para si o apoio do IEM?
Este apoio foi muito importante para que eu pudesse investir na loja, para todo o investimento que fiz, que foi bastante, apesar de já ter o espaço. Esta área exige um elevado investimento inicial e o retorno não se obtém rapidamente. Eu só avancei para este negócio após ter chegado à conclusão que conseguiria por mim própria, para o caso de algo correr mal com a candidatura. Mas felizmente, e como eu até já tinha experiência profissional anterior com estes apoios, correu tudo bem e pude contar com esta ajuda importante.



0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us