facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

segunda-feira, 14 de março de 2016

PROGRAMA DE ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO DE DESEMPREGADOS (PEED) - IEM


O Programa de Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados (PEED) é um programa de criação do próprio emprego dirigido a desempregados involuntários a partir dos 18 anos de idade, com ideia de negócio técnica, económica e financeiramente viável. 

Quando o projeto é desenvolvido em associação com não promotores, os promotores devem estar em número igual ou superior e participação no capital social igual ou superior a 51%. 
O projeto pode assumir qualquer natureza ou forma jurídica, bem como incluir a criação de postos de trabalho necessários à implementação e desenvolvimento do mesmo. 
O desempregado detentor de ideia de negócio pode beneficiar de dois tipos de apoio financeiro do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM (IEM, IP-RAM), no âmbito do PEED.
 A saber: Apoio Financeiro Complementar e Apoio Financeiro aos Postos de Trabalho. O Apoio Financeiro Complementar é um subsídio não reembolsável até 15 vezes o Indexante do Apoio Social (IAS) (IAS – 419,22 euros) (6.288,30€) a atribuir ao promotor ou à sociedade, por cada posto de trabalho criado até ao limite de quatro. 
Por outro lado, o apoio financeiro por cada posto de trabalho criado – até ao máximo de quatro – é de montante equivalente a 10 vezes o IAS (4.192,20€), sendo majorado em 10%, se o posto de trabalho é ocupado por jovem até 30 anos de idade, desempregado de longa duração, com idade igual ou superior a 45 anos ou beneficiário do Rendimento Social de Inserção. 
O candidato ao PEED com prestações de desemprego não recebidas pode solicitar o pagamento das mesmas junto do IEM, IP-RAM. Esse montante pago, de uma só vez, concorre para o financiamento do projeto de investimento elegível. Uma vez implementados, os projetos são acompanhados pelo IEM, IP-RAM por um período mínimo de três anos.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us