Primeiro ponto: deve sempre enviar uma carta de apresentação. Segundo ponto: A carta deve ser interessante e despertar a curiosidade para o seu CV. Terceiro ponto: o que escreve na carta de apresentação tem que ser muito bem pensado – algumas expressões podem deitar tudo a perder.
Expressões a evitar na Carta de Apresentação:
1. “A experiência e competências fazem de mim o candidato ideal para esta função.”
A que função se está a referir? Quais são as competências que o diferenciam dos outros candidatos? Frases genéricas afastam os recrutadores, que conseguem perceber que não se esforçou para escrever uma carta de apresentação específica para aquela empresa.
A impressão com que ficam é a de que não está interessado naquela vaga, mas sim em qualquer trabalho “que lhe apareça à frente”.
Deve mencionar o nome da função a que se candidata, bem como as competências e experiência podem ajudar a empresa a crescer. Utilize exemplos para ilustrar a sua candidatura.
2. ” Quero bastante trabalhar nesta indústria/área profissional.”
Embora esteja a revelar foco a nível profissional, também demonstra que não está interessado naquela empresa em particular. O recrutador ficará com a ideia de que se está a candidatar aquela empresa, mas podia perfeitamente estar a enviar o CV para a empresa concorrente – o que não lhe agradará.
Utilize a carta de apresentação para demonstrar que fez pesquisa sobre a empresa e se identifica com a sua missão.
3. “Preciso deste trabalho porque estou desempregado e tenho que alimentar a minha família.”
Infelizmente, o desemprego tem efeitos muito negativos na vida familiar, tal como a dificuldade de efectuar os pagamentos fixos (rendas, electricidade, água, etc.) ou em adquirir alimentos.
No entanto, este argumento não o vai ajudar a conseguir emprego, já que não revela interesse na função ou empresa a que se está a candidatar.
4. “Sou muito determinado e organizado.”
Os recrutadores passam várias horas do seu dia a ler candidaturas… o que quer dizer que já conhecem os lugares-comuns todos e, provavelmente, estão fartos deles.
Em vez de dizer que é determinado e organizado, porque não demonstrar? Por exemplo “Na empresa XPTO existia um método de produção que considerava antiquado, o que referi várias vezes às chefias. Infelizmente, não quiseram alterá-lo. Como sou uma pessoa muito determinada, elaborei um relatório que mostrava como se conseguia reduzir o tempo e custo de produção. As medidas que propunha foram implementadas 2 meses depois.”
5. “Tenho todos os atributos/competências que procuram.”
E quais são esses atributos? De que forma são úteis para a empresa? Seja específico e utilize palavras-chave. Pode retirá-las do anúncio de emprego, identificando as palavras que o recrutador escreveu com mais frequência ou às quais deu mais destaque. Por exemplo: se a oportunidade de emprego mencionar como requisito conhecimentos de Excel, certifique-se de que faz referência a esta competência na sua carta de apresentação.
6. “Fico à espera da voça resposta.”
Erros ortográficos são um grande problema numa candidatura. Mesmo que seja apenas um engano ou falta de atenção, o empregador ficará com a ideia de que não sabe escrever português correctamente.
Releia sempre a carta de apresentação para que a sua candidatura não contenha erros gramaticais ou sintácticos.
7. “Obrigado pelo tempo dispensado.”
A frase, em si, não está incorrecta mas, como frase final, é fraca porque não incita à acção.
Uma melhor alternativa seria escrever “Podemos agendar uma conversa para lhe explicar melhor como posso ajudar a Empresa XPTO?”. O recrutador ficará impressionado com a sua confiança e sentir-se-à “obrigado” a dar-lhe uma resposta.
Lembre-se sempre de que a forma como escreve influencia bastante a imagem com que o recrutador fica de si.
Fonte: Brazen Careerist/Alerta Emprego
0 comentários:
Enviar um comentário