facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

quarta-feira, 24 de março de 2010

SINDICATO PORTUÁRIO FAZ ALIANÇA EM LISBOA


O novo sindicato dos trabalhadores portuários da Madeira começa a dar passos importantes no sentido da sua afirmação, estendendo as suas relações ao território continental. Assim, na última quarta-feira, a direcção do Sindicato dos Estivadores, Conferentes e Tráfego do Porto do Caniçal (SEPTIVA) foi a Lisboa formalizar a sua adesão à Confederação dos Sindicatos Marítimos e Portuários (FESMARPOR).

Marco Vieira, presidente do mais jovem sindicato regional, destaca a importância deste acto: "Ao aderirmos à FESMARPOR estamos a criar uma aliança com uma organização que representa quase 600 trabalhadores dos diferentes portos nacionais (Lisboa, Setúbal, Sines, Aveiro e Figueira da Foz), além de ter uma ligação internacional com o International Dockworkers Council (IDC). Consideramos que isto significa um reforço da nossa intervenção na defesa dos legítimos interesses dos trabalhadores portuários regionais, tendo em conta o poder negocial da Confederação". "Eles já contam com uma longa experiência neste sector e, após uma análise, reconheceram que a nossa situação é precária e manifestaram-se muito disponíveis para nos ajudar", adiantou o dirigente sindical.

Recorde-se que o SEPTIVA foi constituído há cerca de três meses e congrega sobretudo os novos trabalhadores efectivos dos portos da Madeira. Ao contrário do pessoal mais antigo, têm uma tabela salarial mais baixas e com menos direitos. Por isso, colocam à cabeça da sua lista de reivindicações a revisão do respectivo contrato colectivo de trabalho.

DOIS PAQUETES

O Porto do Funchal recebe hoje a escala do 'MSC Lirica', paquete que navega desde Tenerife com 1.432 passageiros, permanecendo na Região até as 18 horas, altura em que solta amarras rumo a Tânger.

Também o 'Norwegian Jade' é esperado hoje na Pontinha, pelas 9 horas. Vindo de Las Palmas, o paquete transporta cerca de dois mil e trezentos turistas, que vão permanecer na Madeira até as 18 horas. O navio, que ostenta a bandeira Baamiana, segue o seu cruzeiro rumo ao porto de Málaga.

Tal como acontece todas as quartas, o 'Lobo Marinho' cumpre mais uma viagem para o Porto Santo, com saída do Porto do Funchal pelas 8 horas e regresso pelas 18 horas da Ilha Dourada.

Fonte: DN

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us