facebookrss feedemail Onde estamos Youtube

Conheça a rede de Polos de Emprego clicando AQUI

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ENTREVISTAS DE EMPREGO: COMO RESPONDER A PERGUNTAS SOBRE O SALÁRIO


Numa entrevista de emprego, duas das perguntas mais difíceis de responder são relacionadas com questões salariais:


1. Quanto ganhava no seu trabalho anterior? (ou quanto ganha atualmente?)

2. Quais são as suas expetativas salariais para esta função?

A maioria das perguntas relacionadas com o vencimento são uma forma que os empregadores têm para avaliar se o podem contratar e por quanto.

Por sua vez os candidatos têm dois receios: dizer um valor demasiado baixo e receber menos por isso ou dizer um valor demasiado elevado e perder a oportunidade. Então o que deve fazer ou como deve responder? Com a ajuda do Careerealism reunimos algumas dicas e sugestões de resposta a estas perguntas.

Objetivo: Desviar a conversa

Seja qual for a perguntar, o seu objetivo deve ser evitar dar uma resposta. Durante a entrevista tente desviar o assunto sobre o salário sempre que conseguir.

Num cenário ideal, os recrutadores deverão sentir que é candidato perfeito antes de se falar em dinheiro. No entanto, perguntas relacionadas com o salário podem surgir. Nesse caso, como deve responder?

Quanto ganhava/ganha no seu trabalho anterior/actual?

Resposta 1:
“A minha posição anterior é diferente desta a que me candidato portanto não vejo como o meu salário anterior possa ser relevante. No entanto, eu quero responder a todas as questões relacionadas com as minhas competências e habilitações para saber se concordam que sou a pessoas indicada para o trabalho. De certeza que se for o candidato que procuram, podemos chegar a um acordo relativamente ao vencimento uma vez que estou muito entusiasmado com a possibilidade de trabalhar aqui”.

Resposta 2:
“Qual é a margem de orçamento que têm previsto para esta posição?” Quando eles responderem diga que está confortável com essa previsão e que se lhe oferecem a posição não irá recusar por motivos financeiros”.

Resposta 3:
Em último caso, diga a verdade. Na maioria das vezes apenas querem verificar se lhe podem pagar o que pretende ou se fez a sua pesquisa e sabe quanto é uma oferta razoável para o cargo a que se candidata.

Quais são as suas expectativas salariais para esta função?

Resposta 1:
Sorria e pergunte “Isso significa que estão a considerar oferecer-me o emprego?”

Resposta 2:
“Estou mais interessado em saber se me consideram adequado para a função. De certeza que, caso seja do vosso interesse, me irão propor um salário de acordo com a experiência e as responsabilidades deste cargo”.

Mantenha-se focado em “vender-se” enquanto candidato. Cada entrevista será um caso diferente e deve avaliar que resposta de adequa melhor a cada situação. Quanto mais pesquisar sobre a empresa e sobre outros profissionais da área mais fácil será para si responder a estas questões.

Alerta Emprego

0 comentários:

Enviar um comentário

Follow us
Follow us
Follow us