A Imaginarium é a rede de lojas de brinquedos mais especializada do mundo, com 414 pontos de venda em 28 países com a missão de acompanhar o crescimento das crianças colocando à sua disposição produtos divertidos, educativos e com qualidade garantida.
Os brinquedos da Imaginarium são adequados às diversas fases de desenvolvimento da criança, promovem a interação familiar e transmitem valores humanos e sociais, tais como: afetividade, entender o mundo, bons hábitos, e convivência. Também transmitem valores educativos tais como: criatividade, coordenação e psicomotricidade. Valores que, tal como estes brinquedos, nunca saem de moda.
Como surgiu a ideia e como correu a sua implementação?
O momento de avançar, de concretizar esta ideia, foi ditado pelo facto de ter ficado desempregado. A motivação surgiu na forte convicção de que a iniciativa própria, não obstante ser um caminho mais arriscado e difícil, proporcionaria uma excelente oportunidade de por em prática competências e aptidões. A minha experiência e competências profissionais centram-se na área da gestão de empresas, assim, escolhi esta área de negócios em função das necessidades do mercado e optei por uma parceria com uma marca internacional especializada, pois traria vantagens comparativas na oferta de um produto altamente diferenciado, para além das vantagens do desenvolvimento de produtos, inovação e marketing estar à responsabilidade da Marca. Deste modo, nós franchisados, podemos desenvolver a relação com o público e apostar noutras áreas, desde a gestão à divulgação da loja.
Quais os pontos fortes para o seu sucesso e os maiores desafios?
Estes 3 factores convergem para a relação com os nossos convidados que é a chave-mestra nas relações comerciais.
A minha equipa revelou-se fantástica e tem sido um factor muito importante para o nosso sucesso. Muitas vezes este é um dos aspectos que corre mal num negócio.
Os maiores desafios são os relacionados com a possível demora na retoma económica do país, que tem implicações no rendimento familiar e até na descida da natalidade. Os preços das campanhas de Natal das grandes superfícies e o impacto mediático das criações da Disney são outros desafios.
Também temos de combater a ideia de que os produtos da Imaginarium são caros, o que era verdade há uns anos atrás mas já deixou de ser.
Com a mudança de filosofia da loja, que provocou o encerramento da loja anterior, os preços têm vindo a equiparar-se aos outros produtos que vemos nos supermercados.
No entanto, a qualidade dos nossos produtos continua a distinguir-nos e quem adquire a nossa Marca tem a tranquilidade de saber que terá a aprovação de quem recebe os nossos brinquedos.
A marca já tinha tido representação na RAM e o público madeirense já estava familiarizado com os artigos, o que por si só tem sido uma vantagem. Os produtos da Imaginarium contam com o selo de garantia ItsImagical, que confirma a seu aporte à infância de valores tanto evolutivos como de carácter social: Qualidade, Segurança, Valor Formativo, Valor Lúdico, sem sexismo e ausência de conteúdo bélico, formando uma coleção exclusiva, que se renova duas vezes por ano.
Como foi evoluindo até agora e como revê a si e ao seu estabelecimento nos próximos anos?
Podemos estar sempre melhor do que estamos mas posso dizer que as coisas estão a correr bem nesta fase e acredito que serão melhores nos próximos anos, graças à experiência adquirida e à maior divulgação.
Após 1 ano desde a abertura da nossa loja e várias ações de divulgação, continuam a visitar-nos pessoas que não sabiam que a Marca estava de volta na Madeira, e certamente mais pessoas ainda não terão noção de uma mudança na filosofia da Marca, de redução de preços.
Como se sente atualmente por ter tomado a decisão de avançar com a sua empresa?
Avançar com a criação da própria empresa implica mudanças muito grandes na nossa vida e devemos estar conscientes destas mudanças e preparados para assumir responsabilidades que outrora não tínhamos.
Sinto-me satisfeito por ter avançado pois entendo que estou a contribuir positivamente para mim, para a minha equipa e para o público em geral.
Como descreve a sua relação com o IEM?
O IEM teve um papel muito importante neste projeto, pois sem o apoio recebido não seria possível avançar. O papel do IEM neste processo e noutros é de autêntico facilitador e proporcionador de condições para avançarmos com os nossos projetos. Aliado a uma boa assessoria contabilística e de realização e acompanhamento do projeto deixa-nos focar no que é essencial: definir o projeto reunir os recursos necessários.
Que conselho(s) deixa às pessoas que estejam atualmente a ponderar criar o seu próprio emprego?
Às pessoas que estejam atualmente a ponderar criar o seu próprio emprego aconselho vivamente a apoiar-se numa boa assessoria contabilística e que faça o estudo, formalize o projeto e faça o acompanhamento do mesmo. Este aconselhamento permite uma clarificação da nossa visão do projeto e ajuda-nos a redefinir o mesmo. Entendo que é neste processo que reforçamos as nossas convicções ou que cheguemos à conclusão que é melhor não avançar.
O IEM também proporciona este aconselhamento e deve ser aproveitado. Por fim, aconselho a acreditarem nas suas capacidades, e a procurar o devido aconselhamento por forma a que seja um projeto bem estruturado e planeado.
- Saiba mais sobre o PEED - Programa de Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados
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